Contact us

Project EU Funds


Designação do Projeto:  PROJETOS DE I&DT EMPRESAS EM COPROMOÇÃO

HapticControl, Desenvolvimento de nova geração de comandos para novas formas de consumo de media

Código do Projeto: POCI-01-0247-FEDER-017941
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte- S. João da Madeira
Entidade Beneficiária: Tech4home, Lda
Data de Aprovação: 2016-08-30
Data de Início: 01/09/2016
Data de Conclusão: 31/07/2019
Custo Total Elegível: 393.127,88 €
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER – 285.296,82 €

A forma como vemos televisão e ouvimos rádio foi substancialmente transformada pela Internet e pelas redes de dados de nova geração. Um número reduzido de canais de televisão e estações de rádio que transmitiam em direto deu lugar a centenas de canais de conteúdos multimédia e interativos, a televisão-a-pedido, a visionamento diferido no tempo e a um sem-número de novas funcionalidades que nos permitem consumir os conteúdos que queremos, quando queremos, onde queremos e como queremos. As novas possibilidades, porém, trouxeram consigo também uma grande complexidade de interação com os sistemas. Essa complexidade faz-se particularmente sentir nos comandos remotos, que se tornaram absurdamente complexos. Essa complexidade tende a excluir um grande segmento da população, nomeadamente a população mais idosa e vulnerável.

O projeto pretende substituir o telecomando tradicional por um comando de nova geração, baseado num novo paradigma de interação, muito mais intuitivo e fácil de utilizar. Para tal, o comando basear-se-á, sobretudo, no modo de comunicação mais natural (a voz) e numa interação táctil à distância (retorno háptico) com o ecrã. A somar a isso, o comando tenderá a nunca precisar de substituir as pilhas, uma vez que essa é uma fonte adicional de complicação e de avarias.

Para conseguir os objetivos enunciados, o projeto irá trabalhar sobre três vertentes tecnológicas distintas, que convergirão sobre um comando único de nova geração: uma codificação de voz eficiente e compacta, interfaces de retorno háptico e sistemas de recolha de energia do meio ambiente.

HapticControl – Developing a new generation of remote controls for new forms of consumer media.    

This project aims to develop a new generation of remote control for Set-Top-Boxes (STBs) in three different directions: 

a) Audio: allow the possibility of using audio communication between the user remote and the STB, in order to allow the use of voice activated commands to operate the STB; 
b) Haptics: allow a new interaction with haptic feedback, more appropriate to new consumer media and use of STBs; 
c) Energy Harvesting: access new forms of harvesting energy to power remote controls, and new, easier forms of charging the remote control. 

Objetivo – Desenvolver uma superfície táctil adequada a telecomandos
Objetivo – Desenvolver um codec áudio usando algoritmos não proprietários, que permita transmitir comandos e voz através de um canal de banda estreita, sem comprometer a qualidade da voz para efeitos de reconhecimento de voz.
Objetivo – Gerar ou capturar energia suficiente para os gastos energéticos de um telecomando, por forma a reduzir ou eliminar a substituição de pilhas


Resultados atingidos:

Award winning MODU Ecosystem 

O objetivo principal deste trabalho foi o de avaliar as diferentes tecnologias que integram o protótipo do Dispositivo de Comando e Controlo Bidirecional (DCCB) desenvolvido. Uma nova geração de telecomandos e o desenvolvimento de protótipos (interfaces) que permitem interligar todas as tecnologias selecionadas, de forma a encontrar uma combinação de tecnologias que melhore a qualidade da experiência do utilizador.